Paim: alienação parental é um ato quase criminoso


Da Redação

O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou, nesta quarta-feira (11), a prática da alienação parental, que consiste na situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação a ele, ou ela. Segundo Paim, a prática traz consequências irreparáveis para os filhos, que são privados do direito fundamental de uma convivência familiar saudável.

– Não existe violência maior do que a violência psicológica. Imagina como não se assemelha a uma tortura psicológica uma criança ter vontade de passar o tempo com pai ou com a mãe, de manifestar carinho, mas sentir-se impedido a isso por medo de ofender ou desagradar um ou outro – disse.

O senador afirmou que as crianças e adolescentes que sofrem essa prática acabam tendo prejuízos em sua formação, pois, de acordo com Paim, a identidade de uma pessoa é formada pela convivência com aqueles que servem de primeira referência na vida do cidadão: os seus pais.

– Esse filho, inevitavelmente, crescerá incompleto. São seres humanos que irão se tornar adultos com a mesma falha de manter relacionamentos saudáveis, com a mesma dificuldade de superar críticas e desafios. Enfim, serão adultos que não poderão acrescentar tudo que poderiam às suas vidas e a sociedade devido à alienação parental – protestou.

Na última segunda-feira (9), o senador presidiu audiência pública sobre o tema na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Ao debaterem o tema, os convidados deixaram claro que a interferência negativa na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida por um dos pais contra o outro não acontece somente com casais separados. Diante da importância do assunto e da necessidade de popularizar a Lei da alienação parental (12.318/10), o senador Paulo Paim (PT-RS) comprometeu-se, na ocasião, a realizar ao menos uma audiência pública sobre o assunto por ano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s