Egocentrismo


Indivíduo que acredita que tudo deve caminhar a seu favor, por achar que é o único a merecer; sem se preocupar com o seu semelhante.

Caso esteja num navio prestes a afundar, o egocêntrico, com certeza, tentará convencer a todos que ele deve ser o primeiro a entrar num bote salva vidas porque ele realmente só consegue enxergar suas próprias necessidades.

Pessoa que centra-se no se próprio ego: ego + centro= centra-se em si mesmo; indivíduo egocêntrico é idiossincrático; considera que tudo “gira ao seu redor”; pop.: “centrado no próprio umbigo”

Não existe nada nem ninguém além da pessoa egocêntrica.

O que é Egocentrismo:

Egocentrismo é a condição ou estado de espírito do egocêntrico. Tem origem no grego, sendo a junção de egôn e kêntron, que significa “eu no centro“.

O egocentrismo consiste em uma exaltação excessiva da própria personalidade, fazendo com que o indivíduo se sinta como o centro da atenção.

Uma pessoa egocêntrica não consegue demonstrar empatia, ou seja, não consegue colocar no lugar do outro, porque está constantemente ocupado com os seu “eu” e com os seus próprios interesses.

Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar. Ex: Ele só pensa no seu próprio bem! Aposto que se você pesquisar na internet a definição de egocentrismo, com certeza vai aparecer a foto dele.

O egocentrismo é frequentemente relacionado com a egolatria e narcisismo, ou seja, adoração de si próprio.

Piaget e o egocentrismo

Segundo o psicólogo suíco Jean Piaget (figura incontornável no âmbito da psicologia infantil), o egocentrismo é uma característica natural nas crianças que se encontram na segunda infância (entre os 3 e 6 anos). Isso acontece porque nesta idade, as crianças não são capazes de entender que os outros indivíduos possuem crenças, opiniões e pensamentos diferentes dos seus.

Egocentrismo é a mácula da personalidade humana que remete ao indivíduo que prioriza a si e a seus desejos diante da realidade, tornando-se imerso em uma fantasia apropriada a esse padrão de aceitação e não enxergando a realidade da vida social e das necessidades de outros indivíduos em relação às suas. Apsicologia afirma que o ego é a instância psíquica que permite que um sujeito tenha consciência da sua própria identidade e se reconheça como “eu”. O ego é, por assim dizer, o intermediário entre esses desejos e os mandatos morais do “eu” para que o indivíduo consiga satisfazer as suas necessidades dentro dos parâmetros sociais. Dá-se o nome de egoísmo ao amor excessivo que uma pessoa sente por ela mesma e que a leva a atender unicamente aos seus próprios interesses, sem se importar com o bem-estar alheio. O egoísmo é, por conseguinte, o oposto do altruísmo.

“Egocentrismo” é um termo que faz referência ao facto de se centrar no ego (isto é, o “eu”). É a exagerada exaltação da própria personalidade. O egocêntrico faz, da sua personalidade, o centro de todas as atenções. Os psicólogos são da opinião que o egocentrismo consiste em crer que as opiniões e os interesses próprios são mais importantes que os pensamentos dos demais. Segundo estes, o egocêntrico julga-se o único a ter valor.

O psicólogo experimental suíço Jean Piaget (1896-1980) afirmou que todas as crianças são egocêntricas, uma vez que as suas habilidades mentais não lhes permitem compreender que as restantes pessoas podem ter critérios e crenças diferentes dos delas.

Um exemplo de egocentrismo aparece quando entrevistam um jogador de futebol sobre um jogo e este responde fazendo referência unicamente à sua prestação, sem ter em conta a participação dos seus companheiros ou dos adversários durante o jogo em questão.

fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Egocentrismo

http://www.significados.com.br/egocentrismo/

http://www.dicionarioinformal.com.br/egoc%C3%AAntrico/

Andresa é egocentrica ao extremo, já fez o teste e deu 100%!

http://pt.wikihow.com/Saber-Se-Voc%C3%AA-%C3%89-Egoc%C3%AAntrico

Perguntei porque não deixava eu ver o filho e ela respondeu:

– O que eu vou ganhar com isso?

Ego-centrismo

Egocentrico – “umbigo no centro”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s