Rinoceronte


Rhinocerotidae

rinocerontes

rinocerontes

Os rhinocerotids ( Rhinoceros , o grego ρινός ( RINO ), “nariz” e κερος ( Querós ), “chifre”), conhecida pelo nome de rinocerontes , são uma família de mamíferos placentários subordem ceratomorfospertencentes à ordem de Perissodactyla .

Há cinco espécies: os rinocerontes brancos e rinoceronte negro em África ; e Javan , rinoceronte indiano erinoceronte de Sumatra na Ásia . De acordo com a classificação da condição elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais , espécies de rinoceronte de Java, Sumatra preto e estão em “perigo crítico” ‘; o da Índia está em “perigo”, eo alvo é considerada “vulnerável”.

Em espanhol, além Rhino prazo, não é a palavra abadia uma chamar esses animais. Português do abadia, que é usado para designar o rinoceronte fêmea, a sua utilização é actualmente limitada.

Rinoceronte é um paquiderme.

Os paquidermes (Pachydermata) constituem uma ordem, atualmente obsoleta, de mamíferos. Seu nome remete à ideia de animais de “pele espessa” e grande porte.

São exemplos de paquidermes os elefantes, hipopótamos, rinocerontes e outros, mas também são paquidermes animais extintos, tais como o mastodonte, o mamute, o elefante chinês. Atualmente existem duas subespécies de elefantes: o elefante indiano e o elefante africano. Várias subespecies de rinoceronte são encontradas atualmente, entre elas podemos citar o rinoceronte branco e o rinoceronte preto.

Características 

Comparação de tamanhos de espécies vivas de rinoceronte

Detalhes da pele de um rinoceronte

A palavra “rinoceronte” (ρινόκερος) vem das palavras grega rinoceronte (nariz) e Kera (horn), e significa literalmente “nariz chifres” e refere-se às características chifres no focinho, que são também um troféu valorizado eo principal motivo o seu jogo . Ao contrário dos chifres de outras espécies, tais como antílopes, rinocerontes têm um núcleo de osso , mas eles são feitos de queratina , a mesma substância que compõeo cabelo e as unhas em outros mamíferos. As duas espécies africanas e os rinoceronte de Sumatra tem dois chifres, enquanto o indiano e Java têm apenas um.

A família de rinoceronte é caracterizada por sua grande dimensão, sendo das poucas espécies consideradasmegafauna hoje existente, juntamente com elefantes e hipopótamos ; todas as espécies pode ser superior a, pelo menos, a tonelada de peso. Todos são herbívoros , e ter uma pele dura de espessura, de entre 1,5 e 5 cm de espessura, formada por camadas sobrepostas de colágeno . Eles têm cérebros para o tamanho do corpo relativamente pequeno (400 a 600 g ). Embora geralmente comem as folhas , a sua capacidade de fermentar alimentos no cólon lhes permite sobreviver consumir mais matéria lenhosa, como raízes e galhos , se necessário.Ao contrário de outras espécies de ungulates impar-toed, as espécies africanas de rinoceronte faltam os dentes na parte da frente da boca, usando um poderoso mascar pré-molares e molares para triturar alimentos de origem vegetal. 2 A fórmula dental varia de espécie para espécie, mas no geral é:

Todas as espécies são perisodáctilas ; isto é, tem um dedo centro mais desenvolvidos em cada perna, que serve como um pilar, e dois dedos menores nos lados. Isso dá suas faixas a aparência característica de um ás de clubes. No caso do rinoceronte branco eo índio, os machos adultos são muito maiores do que as fêmeas , mas os machos e fêmeas de outras espécies têm um tamanho similar.Rhinos têm um grande senso de olfato e audição sensível, muito mau vista . Sua expectativa de vida máxima é de cerca de 60 anos. O comprimento da cabeça e do corpo é 240-315 cm no rinoceronte de Sumatra e 335-420 cm nas rinoceronte branco. O peso, que é de 800 kg no rinoceronte de Sumatra, pode chegar a 3.600 kg no rinoceronte branco, considerando o segundo maior animal terrestre após o elefante.

Rhinos têm uma visão escassa, embora sejam capazes de distinguir uma pessoa ainda se cerca de 30 metros de distância. Os olhos estão localizados em ambos os lados de sua cabeça. Sua orelha é muito bom, e as orelhas são do tipo tubular, movendo-se rapidamente na direção de onde vem o som. Mas seu sentido mais desenvolvido é cheiro ; a quantidade de tecido olfactivo que excede o tamanho do focinho no cérebro.

Alimentos

Os rinocerontes são ameaçados pela caça ilegal

Todos os rinocerontes são herbívoros e precisa de uma grande quantidade de alimentos diariamente para manter seu alto volume. Eles podem tolerar alimentos relativamente elevados de fibra em sua dieta, graças à capacidade de seu cólon para fermentar e digerir o tecido lenhosa, mas preferem peças quando disponíveis mais nutritivos e macios. As duas espécies africanas de rinoceronte perderam os dentes da frente, e embora espécies asiáticas reter incisivos (rinoceronte de Sumatra e até mesmo caninos ), estas peças têm se adaptado mais para lutar do que para o alimento. No entanto, cada uma das espécies adaptou-se o consumo de um tipo de material de planta.O rinoceronte negro tem um lábio superior preênsil que usado para quebrar as extremidades dos ramos de plantas lenhosas. O rinoceronte branco, no entanto, tem um crânio alongado e lábios grandes que usado para pastar a grama curta. O rinoceronte indiano também tem um lábio superior preênsil, que costumava obter altas gramíneas e pequenos arbustos. Tanto o rinoceronte de Java e de Sumatra, muitas vezes quebrar pequenas árvores para comer suas folhas e brotos, e todas as espécies, exceto branco incluem algumas frutas em sua dieta. Todos os rinocerontes beber quase que diariamente, mas podem sobreviver em condições áridas quatro ou cinco dias sem beber. O rinoceronte indiano passa longos períodos na água, enquanto as espécies africanas muitas vezes preferem chafurdar na lama. Enquanto a água de arrefecimento, lama protege contra mordendo moscas e outros insetos.

Reprodução 

As fêmeas do rinoceronte branco eo índio começar seus ciclos sexuais em torno de cinco anos de idade, e parar seu primogênito entre seis e oito anos.As fêmeas do rinoceronte negro, que são menores, são férteis no ano anterior. Em geral, todas as espécies têm uma única filhotes por ninhada, embora a presença de ambos os seios levou a especulações sobre a possibilidade de gravidez Dois bebês em casos excepcionais. O intervalo entre as sucessivas procriação é, pelo menos, 22 meses, ainda que seja normal a variar entre dois e quatro anos. Os bezerros são pequenos ao nascimento, pesando cerca de 65 kg , no caso do rinoceronte branco e índio e 40 kg no rinoceronte negro, e pode manter-se com suas mães, três dias após o nascimento.

Os machos atingem a capacidade reprodutiva entre sete e oito anos de idade, mas geralmente não produzir até, pelo menos, dez anos. Uma peculiaridade do rinocerontes é que os testículos não descem para o escroto e pênis , quando retraído, é dirigido para trás. As fêmeas têm dois seios localizados entre as duas pernas. Nascimentos ocorrem em qualquer mês do ano, mas no caso de nascimentos de rinocerontes africanos ocorrer em maior número entre o final da estação chuvosa e meados de estação seca .

Comportamento 

Rinoceronte é um animal solitário e territorial. Geralmente só existe associação entre uma mãe e sua ninhada e adultos mais jovens machos de todas as espécies apenas temporariamente associados com as fêmeas em época de acasalamento . Entre rinocerontes brancos, e às vezes os índios, animais imaturos formar pares, e às vezes são grupos maiores. O rinoceronte branco é o mais sociável de todas as cinco espécies, e as fêmeas sem descendência, por vezes, conhecer e aceitar a companhia de um ou mais animais imaturos, podem formar grupos persistentes de até sete indivíduos.

Os machos e as fêmeas sempre se mover na mesma área ou território, que variam em tamanho, dependendo da espécie e sexo (de 9-15 km de mulheres brancas e rinocerontes indianos, de 3-90 km do rinoceronte negro), e olfativamente marcação através de suas fezes e urina. As fezes são depositadas e, em seguida, dispersa chute. Quando a patrulhar regiões fronteiriças dos seus territórios, eles urinar com bastante frequência. Em todas as espécies, os territórios das fêmeas se sobrepõem extensivamente e há inclusive sinais de territorialidade. Embora, enquanto as fêmeas tendem a ter contatos amistosos rinoceronte branco esfregando os narizes, rinoceronte indiano geralmente respondem agressivamente a qualquer proximidade. Os machos, no entanto, tendem a lidar com qualquer homem que invade seu território. Da mesma forma, tanto o rinoceronte branco como o índio muitas vezes respondem com pressa agressivo quando perturbadas, mas muitas vezes suas cargas são apenas rush cegamente a intenção de assustar o intruso.

Em seus confrontos, rinocerontes repetir os mesmos gestos mais e mais até que um deles desiste. Os chifres de animais em guerra uns contra os outros lotado e empurrar; Eles não normalmente carregados um contra o outro, assim como outros mamíferos dotados chifres , porque a sua massa combinada suficiente para esmagar o crânio ou pescoço partirles no momento do impacto. Após o conflito, o macho dominante proclama sua supremacia expelindo uma pitada de urina em pó enquanto o macho subordinado é removido. O proprietário de um território conquistado resultando marca pára espalhar urina e fezes, e assume o status de macho subordinado.

A longevidade de rinocerontes varia de 32 anos do rinoceronte de Sumatra em 45 anos de rinocerontes brancos e indianos, mas pode viver até 60 anos ou mais.

Diversidade 

Todas as espécies têm 82 cromossomos (número diplóide , 2N por célula), exceto o rinoceronte negro, com 84. Em qualquer caso, é o maior número de cromossomos conhecidos em qualquer mamífero.

As cinco espécies vivem são subdivididos em quatro gêneros :

  • O mais primitivo, que de Dicerorhinus surgiu no Mioceno , cerca de 20 milhões de anos atrás, março e é o único representante vivo rinoceronte de Sumatra. Os rinoceronte lanudo , extinto, a Europa também fazia parte do mesmo sexo.
  • O gênero Rhinoceros tem duas espécies, a Javan e Índia, originou cerca de dez milhões de anos atrás.
  • Os gênero Diceros , originários da Mioceno médio (cerca de 14.200 mil anos atrás), é formado pela rinoceronte negro, os quatro subespécies (uma) são considerados extintos.
  • O gênero Ceratotherium é rinoceronte branco auto-denominado, uma divisão do gênero Diceros , originalmente do Plioceno inicial (cerca de 5 milhões de anos atrás). A espécie tem duas subespécies.

White Rhino

rinoceronte branco

rinoceronte branco

O rinoceronte branco é realmente cinza.

O rinoceronte branco ou de queixo quadrado ( Ceratotherium simum ) é, depois de o elefante, o maior do ainda existente no mundo, juntamente com os animais terrestres rinoceronte indiano , o que é comparável em tamanho, e alguns espécimes machos de algumas espécies hipopótamo . Há duas subespécies do mesmo; em 2005, a África do Sul foi o maior habitat natural do primeiro, o rinoceronte branco do sul ( Ceratotherium simum simum ), com uma população de 20.150 cópias, tornando o rinoceronte branco do rinoceronte mais abundante no mundo.

O rinoceronte branco tem um corpo compacto e grandes, e uma proporção maior do que a outra espécie cabeça, pescoço curto e um peito largo. Ele pode ser superior a 3 t , normalmente medido 3,35-4,2 m da cabeça à cauda, ​​e cruz medido entre 150 e 185 cm. O maior espécime medidos pesava cerca de 3,600 kg . Eles têm dois chifres no nariz; a frente é maior do que a parte de trás, e, normalmente, cerca de 90 cm de comprimento, mas pode chegar a 1,5 m , em amostras maiores. O rinoceronte branco tem no pescoço uma espécie de protuberância correspondente à inserção do ligamento que suporta o peso de sua cabeça impressionante. O rinoceronte branco lábios largos permitem tirar grandes mordidas em plantas não lenhosas, que complementam sua falta de incisivos . Normalmente, eles se alimentam de grama curta e arbustos.

Apesar do nome, a cor da pele do rinoceronte branco é realmente cinza principalmente em tons que podem incluir-marrom amarelado ao cinza pedra. A confusão em nome vem de um erro de tradução: como os primeiros exemplares foram observadas na África do Sul, o nome original em Inglês ( White Rhino ) tomou o nome em africâner JMJ , que realmente não significa “branco” ‘( branco ) mas “width”; a forma da boca foi a principal forma de distinguir o rinoceronte negro, cuja boca é amplo e quadrado, mas estreito e pontudo.

Black Rhino 

rinoceronte negro

rinoceronte negro

O rinoceronte negro é muito semelhante em cor ao rinoceronte branco .

Embora o nome das duas espécies Africano foi escolhido para distinguir realmente muito confusa, uma vez que ambos têm quase a mesma cor, o mesmo que as outras espécies de rinoceronte hoje. Há quatro subespécies de rinocerontes negros. O maior é o rinoceronte negro do Sul Central ( Diceros bicornis minor ), que já se estendia do centro Tanzânia sul através Zâmbia , Zimbabwe e Moçambique a norte e leste da África . O rinoceronte negro Southwest ( Diceros bicornis do Diceros ) estão melhor adaptadas à savana e semi-deserto da Namíbia , no sul daAngola e ocidental Botswana e África do Sul . O rinoceronte preto Oriental ( Diceros bicornis Michaeli ) vive principalmente na Tanzânia , eo rinoceronte negro ocidental ( Diceros bicornis longipes ) foi declarada extinta em 2011.

Um rinoceronte preto adulto é entre 147 e 160 cm de altura na parte de trás, e entre 3,3 e 3,6 m de comprimento. 5adultos pesam entre 800 e 1400 kg , podendo excepcionalmente a 1.820 kg; as fêmeas são geralmente menores do que o tamanho do sexo masculino. Eles têm dois chifres em seu focinho, feito de queratina . A frente é geralmente cerca de 50, embora em casos excepcionais pode atingir 1,4 m. Às vezes, eles podem desenvolver um terceiro chifre em uma posição mais recuada, sempre menor do que os dois anteriores. O rinoceronte negro é mais pequeno do que o branco e tem uma boca pontiaguda, em vez de largo e plano. Ao contrário de seu parente Africano, se alimenta principalmente de folhas de arbustos e árvores baixas, em vez de gramíneas e arbustos; que permite que ambas as espécies coexistem no mesmo habitat sem competir por recursos. Ele é conhecido por ser violento e perigoso, como muitas pessoas morreram por seus ataques.

Devido ao seu tamanho, o rinoceronte adulto é impossível, mas a sua jovem presa seria vítimas negligenciadas fáceis leões e hienas, ou estranho, crocodilos.

Rinoceronte indiano

800px-Panzernashorn2004

Rinoceronte indiano com seu filhote no Zoológico de Nuremberg.

Os grandes rinoceronte indiano ou rinoceronte unicórnio ( Rhinoceros unicornis ) teve seu habitat natural em áreas de Paquistão a Burma (mesmo tão longe como a China ), mas agora, devido à ação humana, só pode ser encontrado na natureza em algumas áreas do Nepal e Assam , na Índia , em áreas de prados e florestas que formam as montanhas ao sul do Himalaia .

O rinoceronte indiano tem uma pele grossa, tom prateado, que é grande dobras sobre seu corpo, dando-lhe uma ainda mais rígido do que outras espécies de rinoceronte aparência. Seu tamanho é comparável com o rinoceronte branco africanos. Os machos adultos são maiores que as fêmeas, com peso entre 2200 e 3000 kg, enquanto eles pesam cerca de 1,600 kg; O maior problema foi medido pesava cerca de 3500 kg . Os machos adultos são entre 1,7 e 2 m de altura e até cerca de 4 m de comprimento. O rinoceronte indiano tem um único chifre , que pode medir entre 20 e 100 cm.

Javan 

O rinoceronte de Java ( Rhinoceros sondaicus ) é uma das espécies de mamíferos mais raros e mais ameaçadas do mundo. 6 De acordo com estimativas 2002, apenas cerca de 60 permanecem em estado selvagem, dispersos em pequenas comunidades em Java ( Indonésia ) e Vietnã . De todas as espécies de rinoceronte, o Java é a menos conhecida. Estes animais preferem densas florestas tropicais, áreas de grama alta e camas de canais de tempestade com grandes áreas de pântano. Embora os tempos eram muito difundida em todo Ásia , no início dos anos 1930 eles já haviam sido caçados até a extinção na Índia , Burma , Malásia e Sumatra , principalmente devido às alegadas propriedades medicinais de seu chifre e osso.

Tal como o seu parente próximo, o rinoceronte indiano , o rinoceronte de Java tem um único chifre , e sua pele forma grandes dobras no pescoço, costas e traseiros, dando uma aparência de batalha. O corpo de um macho adulto pode medir entre 3,1 e 3,2 m de comprimento e 1.5 a 1.7 m de altura. Adultos podem variar em peso de 900 a 1.400 kg , 7 ou 1360-2000 kg, 8 de acordo com fontes. O chifre de um macho adulto pode chegar a 26 centímetros, enquanto que as fêmeas não têm nenhuma chifre. 8

Rinoceronte de Sumatra 

rinoceronte sumatra

rinoceronte sumatra

Um rinoceronte de Sumatra no jardim zoológico de Bronx.

O rinoceronte de Sumatra ( Sumatra rinoceronte ) é a menor espécie de chifres de rinoceronte eo felpudo, que lhe permitam sobreviver em altas altitudes em Bornéu e Sumatra . Por causa da caça furtiva, o seu número diminuiu de forma constante e é um dos mamíferos mais raros e em extinção, com apenas cerca de 300 indivíduos que vivem em liberdade.

Um rinoceronte de Sumatra adulto é geralmente de cerca de 1,3 m de altura na cernelha, com um comprimento de entre 2,4 e 3,15 m e um peso oscilando em torno de 700 kg , embora maior nunca mediu tonelada atingido por cópia. Como as espécies africanas têm dois chifres, maior na parte da frente (25-79 cm), e parte inferior das costas, geralmente com menos de 10 cm. Os machos têm chifres muito maiores do que as do sexo feminino.Cabelo pode ser densos (especialmente animais jovens), ou baixa. Cor do cabelo e da pele é marrom avermelhado. O corpo é curto, com pernas curtas, e também tem um lábios preênsil.

Evolução 

Os membros da família perisodáctilos Rhinocerotidae diferiu do outro no início do Eoceno : encontrados fósseis de eximus hyrachyus em North Americaque datam desse período. Este pequeno ancestral hornless mais parecia uma anta ou cavalo mais pequeno do que um rinoceronte. Durante o período Eoceno tarde três famílias foram desenvolvidos, por vezes incluídos na superfamília Rhinocerotoidea: hyracodontidae , amynodontidae e Rhinocerotidae.

O hyracodontidae, também chamados de “corredores” rinoceronte apresentaram adaptações voltadas para a velocidade na corrida, e gostaria mais cavalos do que os rinocerontes atuais. Hyracodontidos menores tinham um cão de tamanho médio; o maior, Indricotherium , desprovido de chifres, acredita-se ter sido o maior mamífero terrestre no degrau planeta, sete metros de altura, dez de comprimento e pesando cerca de 15 t . Como girafas, folhas de árvores alimentado, e se espalhou por todo o continente euro-asiático durante o Eoceno até o meio Mioceno inicial.

A família de amynodontidae, também conhecido como “rhinos aquáticos”, dispersos por toda a América do Norte e da Eurásia do Eoceno tardio paraOligoceno inicial. Os amynodóntidos foram semelhantes aos hipopótamos em ecologia e aparência, habitando rios e lagos, e partilhando com eles a maioria de suas adaptações para a vida aquática.

Teleoceras , um gênero extinto de rinoceronte.

A família que inclui todos os rinocerontes modernos, Rhinocerotidae, apareceu pela primeira vez no Eoceno tardio na Eurásia. Os primeiros membros da família eram pequenos e numerosos; pelo menos 26 gêneros viveu na Eurásia e América do Norte até a onda de extinções no Oligoceno meio dizimado a maioria das espécies menores.No entanto, várias linhagens independentes sobreviveram, como menoceras , um rinoceronte do tamanho de um porco com dois chifres localizados em cada lado da cabeça, ou teleoceras EUA, pernas curtas e corpo atarracado, que viveu 5.000.000 anos. Os últimos rinocerontes nas Américas tornou-se extinto no Plioceno .

Coelodonta , o rinoceronte lanudo extintos.

Acredita-se que a Ásia moderna rinocerontes dispersos do Mioceno . Duas espécies sobreviveram à era do gelomais novo e viveu na Europa , muito recentemente, de 10.000 anos atrás. Os rinoceronte lanudo ( rinoceronte lanudo ) apareceu na China um milhão de anos atrás e chegou à Europa cerca de 600.000 há. Juntamente com omamute , ele sobreviveu a última idade do gelo, e ambos eram numerosos na Eurásia, mas acabaram sendo caçados até a extinção pelos primeiros seres humanos. Outra espécie de rinoceronte de grandes dimensões,Elasmotherium , também conhecido como o “Unicórnio gigante”, medindo dois metros de altura, cinco de comprimento e pesava cerca de 5 t , teve um enorme, único chifre e poderia funcionar como um cavalo.

As espécies ainda existentes, o rinoceronte de Sumatra é o mais arcaico, com cerca de 15 milhões de anos. Ele foi relacionado intimamente com o rinoceronte lanudo, mas não com qualquer uma das outras espécies vivas. O rinoceronte indiano e Java são parentes próximos, membros de uma linhagem de rinoceronte asiático mais recentemente originados feito entre 2 e 4 milhões ano .

A origem das duas espécies de rinocerontes Africano atual pode ser rastreada até um ancestral comum, oneumayri ceratotherium , o falecido Mioceno . Ambas as linhagens divididas no início do Plioceno , com o aparecimento de fósseis do ancestral mais provável do rinoceronte negro, Diceros praecox  Na verdade, as espécies africanas são tão perto que eles podem acasalar e reproduzir com sucesso juntos.

fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Rhinocerotidae

Preserve Ulusaba

TNT Energético – Comercial Rinoceronte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s