O que os pais fazem nos feriados…


Isso que acontece quando homens recebem “licença paternidade” por 480 dias

Nós temos que reconhecer: alguns países têm costumes mais evoluídos que outros. Nesta publicação você vai conhecer um exemplo disso e o país é a Suécia.

Por lá os pais que acabaram de ter filhos também recebem licença parental, assim como as mães. A licença é de 480 dias para o casal, sendo obrigatório que cada um fique pelo menos 60 dias em casa. O resto dos dias é dividido como acharem melhor.

Sensacional, não acha? Se nos dias de hoje nós buscamos por igualdade, atitude incrível do país!

Foi dessa medida pública que Johan Bävman se inspirou para criar uma série fotográfica retratando a rotina de pais que escolheram ficar em casa com seus filhos. Swedish Dads (“Pais Suecos”) é um ensaio íntimo e muito interessante.

Nas palavras do fotógrafo: “Eu comecei esse projeto quando estava em casa com meu próprio filho. Eu tive dificuldade de achar qualquer coisa que era escrita pra mim como pai. Então eu tive essa ideia de documentar pais durante a licença, ouvir por que eles escolheram ficar em casa com as crianças e o que eles esperavam aprender com isso”.

Johan Ekengård, 38, desenvolvedor de produtos

awebic-pais-suecos-1

Fonte: johanbavman.se

“Ganhei confiança como pai, consegui entender melhor minha parceira e criei laços mais fortes com meus filhos.”

Urban North, 32, consultor de infraestrutura

awebic-pais-suecos-2

Fonte: johanbavman.se

“Minha mulher e eu tentamos ser o mais igual possível em nossa vida diária.”

Loui Kuhlau, 28, artista

awebic-pais-suecos-3

Fonte: johanbavman.se

“Se eu não tivesse a oportunidade de ficar em casa com nosso filho por quase um ano, eu provavelmente não teria o conhecido tão bem e entendido suas necessidades.”

Samad Kohigoltapeh, 32, engenheiro civil

awebic-pais-suecos-4

Fonte: johanbavman.se

“Acho que é importante para os filhos terem a presença do pai desde cedo em suas vidas.”

Ola Larsson, 41, comprador

awebic-pais-suecos-5

Fonte: johanbavman.se

“É uma verdadeira dádiva poder criar laços emocionais tão fortes com os filhos.”

Tjeerd van Waijenburg, 34, desenvolvedor de produtos

awebic-pais-suecos-6

Fonte: johanbavman.se

“Fui encorajado no trabalho a tirar licença-paternidade, o que foi bom. É uma pena que pais de outros países não tenham essa vantagem como na Suécia.”

Andreas Bergström, 39, oficial de justiça

awebic-pais-suecos-7

Fonte: johanbavman.se

“Meus filhos confiam tanto em mim quanto na mãe. Saber que posso confortá-los é algo importante para mim.”

Göran Sevelin, 27, estudante

awebic-pais-suecos-8

Fonte: johanbavman.se

“Ao ficar em casa, tenho mais tempo para me conectar com minha filha e isso é muito importante para nosso futuro juntos.”

Marcus Pranter, 29, comerciante de vinhos

awebic-pais-suecos-9

Fonte: johanbavman.se

“Minha parceira e eu somos igualmente responsáveis por colocar nosso filho no mundo, então dividimos a responsabilidade de criá-lo.”

Martin Gagner, 35, administrador

awebic-pais-suecos-10

Fonte: johanbavman.se

“Sinto culpa por não ter ficado em casa com a Matilda (primeira filha) tanto quanto agora com o Valdemar (caçula). Tenho medo que isso enfraqueça nossa relação no futuro.”

Via: razoesparaacreditar.com

Johan revela que mesmo com o direito da licença paternidade, apenas 12% dos pais suecos dividem os 480 dias igualmente com suas parcerias. Você pode conhecer mais sobre o trabalho do fotógrafo em seu site: johanbavman.se.

Como seria no Brasil?

Eu achei a ideia realmente sensacional e acredito mais países deveriam agir para dar essa oportunidade de pais conhecerem melhor seus filhos desde o nascimento. Ou até mesmo empresas que pensam no bem-estar de seus funcionários deveriam incentivar isso.

Gostou da iniciativa? Apoia a “licença paternidade”? Mostre essa série de fotos para seus amigos. Compartilhe!

fonte:

http://awebic.com/cultura/isso-que-acontece-quando-homens-recebem-licenca-paternidade-por-480-dias/

link curto:http://adf.ly/1II59K

Deixe um comentário

