Crianças que não se dão bem com os pais


A National Survey of Children fez uma amostragem nacionalmente representativa com crianças, adolescentes e jovens adultos. O pesquisador Nicholas Zill examinou os dados de 240 jovens cujos pais se separaram ou divorciaram antes de eles completarem 16 anos.
Mesmo levando em conta variações quianto a escolaridade dos pais, raça e outros fatores, Zill verificou que, na faixa entre 18 e 22 anos, o número de jovens com elevado nivel de angústia ou problemas de comportamento era duas vezes maior em famílias desfeitas do que nas bem constituidas.

greafic
Além disso, o índice de evasão escolar desses jovens dobrava em relação ao dos filhos de pais não divoprciados. E entre os que abandonavam a escola, os que vinham de lares desfeitos tinham menos probabilidade de vir a concluir o supletivo.
Mas talvez o resultado mais triste da análise de Zill tenha a ver com a ligação entre divórcio e a relação pais e filhos propiamente dita. Essa pesquisa mostra que 65% dos filhos de pais divorciados afirmaram não se dar bem com o pai, enquanto apenas 9% dos filhos de pais não divorciados fizeram a mesma aformação. Zill comenta que esse resultado “não é de surpreender”, dado que a maioria dos homens separados ou divorciados neste grupo não davam apoio financeiro nem tinham contato regular com os filhos. Ao mesmo tempo, a relação da criança com a mãe também parecia sofrer com o divórcio. Cerca de 30% dos filhos de famílias divorciadas afirmaram ter um relacionamento insatisfatório com as mães, enquanto no grupo dos pais não divorciados a percentagem foi de 16%.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s