Faltou luz mas era dia…


Falta de energia em Sorocaba: cidade fica quase 12h sem luz e tem prejuízos

Abastecimento de água em 87% do município parou por 16 horas.
Mais de dois milhões de pessoas de 19 cidades ficaram sem energia.

Ficar no escuro trouxe prejuízos nos mais diversos setores desde a tarde de segunda-feira (6) até a madrugada desta terça-feira (7) em Sorocaba (SP) e região. Mais de 500 mil residências, o que chega a aproximadamente 2 milhões de pessoas, ficaram sem energia elétrica por quase 12 horas. Segundo a CPFL, a chuva acompanhada de rajadas de vento atingiu o sistema de transmissão de energia que abastece a cidade e causou uma série de transtornos.

De acordo com a concessionária, parte dos bairros do Eden e Cajuru permanecem sem energia elétrica nesta terça-feira. A pedido da CPFL, o Centro das Indústrias do Estado de SP está orientando as empresas a economizarem energia até que o fornecimento seja totalmente normalizado.

O “apagão” foi no meio da tarde e pegou todo mundo de surpresa. A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) afirmou que desde o dia primeiro de junho o sistema de transmissão tem sido afetado por ventos fortes e chuva, o que provocou a queda de 10 torres de transmissão.

Segundo informações da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), enviadas ao G1 às 5h, o fornecimento foi restabelecido, de forma provisória, em Sorocaba, Votorantim Itu, Mairinque, São Roque, Ibiúna, Iperó e Araçoiaba da Serra. Contudo, com o aumento do consumo previsto para esta terça-feira, a distribuidora irá fazer manobras operacionais, o que poderá provocar a interrupção do serviço para 150 mil clientes.

A situação ficou complicada durante a noite, quando os motoristas não conseguiram enxergar nada por conta da escuridão. Era perigoso passar pelos cruzamentos, já que nenhum semáforo funcionava. Na “Sorocaba às escuras”, os reflexos estavam por toda a parte. Sem luz, elevadores de prédios não funcionaram e moradores disputavam vagas nos poucos supermercados abertos.

Sorocaba às escuras: Cidade fica quase 12h sem luz e registra prejuízos  (Foto: Reprodução/TV TEM)
Semáforos ficaram desligados durante tarde e
noite em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

A telefonia também foi afetada e uma esteticista teve que fechar as portas depois que a luz apagou. “Complicou 100%, porque para tudo no estúdio a gente precisa de energia. A termocera não funciona e o aparelho roll-on também. Então o prejuízo total”, conta Alexsandra Morais.

Com os semáforos desligados, o trânsito virou um caos. A confusão atingiu toda a cidade e, em alguns pontos, os agentes de trânsito da Urbes orientavam os motoristas, que tiveram que ter paciência. Para piorar a situação, os postos de combustíveis também pararam, já que sem energia, as bombas que abastecem os veículos também não funcionaram. As delegacias e plantões policiais também ficaram sem atendimento.

Atualmente, a região de Sorocaba opera com 70% da capacidade normal de distribuição de energia elétrica, segundo o gerente regional da CPFL, Edson Amaral. “A gente pede para que a população use somente o essencial para banho, por exemplo, evitando lavar e passar roupa porque até amanhã o sistema está com restrição de energia”, afirma.

A concessionária também entrou em contato com indústrias da cidade pedindo para racionalizar a produção a fim de evitar o grande consumo de energia e evitar novas quedas. A região do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Zona Industrial continuam com instabilidade no fornecimento de eletricidade.  A previsão é que o serviço seja normalizado por volta das 19h.

Sorocaba às escuras: Cidade fica quase 12h sem luz e registra prejuízos  (Foto: Reprodução/TV TEM)
Esteticista de Sorocaba precisou interromper
atendimento (Foto: Reprodução/TV TEM)

Sem água
A falta de energia elétrica afetou o fornecimento de água em diversos bairros de Sorocaba. A Estação de Tratamento (ETA) do Cerrado, responsável pela distribuição de 87% nos bairros da cidade, ficou mais de 16 horas sem eletricidade. “A situação da distribuição de água neste momento atinge a cidade como um todo, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Em entrevista ao G1, o diretor geral do Saae, Rodrigo Maldonado, afirma que a região do Éden, na zona industrial, deve enfrentar falta de água nesta terça-feira (7). O ETA do Cerrado parou de funcionar por volta das 16h de segunda-feira (6), quando a cidade enfrentou problemas com o fornecimento de energia elétrica. O abastecimento de água só voltou a ser realizado de forma parcial por volta das 8h30 desta terça-feira (7).

Sem luz na região
Nas cidades de Piedade, Tapiraí e Pilar do Sul, a Elektro confirmou a interrupção no fornecimento de energia. Em nota divulgada pela pela concessionária nesta terça-feira (7), o fornecimento de energia na região somente poderá ser totalmente normalizado com o restabelecimento do sistema de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).

A Elektro informa que  o fornecimento de energia foi normalizado para o município de Tapiraí no início da tarde desta terça-feira. Até o momento, a energia foi restabelecida para 8.500 clientes de Piedade e para 6 mil de Pilar do Sul.Nestes dois municípios foi priorizado o atendimento para a região central, órgãos públicos e Sabesp.

A CTEEP detectou 10 torres de transmissão danificadas e, em função disso, houve a interrupção no fornecimento de energia a partir das 15h10. O sistema tem sido seriamente afetado pelos recentes efeitos climáticos com fortes ventos, chuvas e descargas atmosféricas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o problema. Em função de temporais na região entre Sorocaba e Embu-Guaçu, no estado de São Paulo, ocorreu o desligamento de três linhas de transmissão de 440 kV que interligam as subestações Oeste e Embu-Guaçu (CTEEP) e a alimentação ao Consumidor Livre Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

O desligamento das linhas causou a desenergização das substações. Com isso, houve perda de aproximadamente 630 MW de carga, afetando os clientes da distribuidora CPFL na região de Sorocaba e municípios próximos.

Morador registrou falta de energia no bairro Parque Bela Vista em Votorantim (Foto: Emerson TV Cidade/ Arquivo pessoal)

fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2016/06/sorocaba-escuras-cidade-fica-quase-12h-sem-luz-e-registra-prejuizos.html

 

 

O Que Sobrou Do Céu

O Rappa

O, la lá, o la lá, ê ah
O, la lá, o la lá, ê ê

O, la lá, o la lá, ê ê ah
O, la lá, o la lá, ê ê

Faltou luz mas era dia, o sol invadiu a sala
Fez da TV um espelho refletindo o que a gente esquecia

Faltou luz mas era dia… di-ia
Faltou luz mas era dia, dia, dia

O som das crianças brincando nas ruas
Como se fosse um quintal
A cerveja gelada na esquina
Como se espantasse o mal

O chá pra curar esta azia
Um bom chá pra curar esta azia
Todas as ciências de baixa tecnologia
Todas as cores escondidas nas nuvens da rotina

Pra gente ver… por entre prédios e nós…
Pra gente ver… o que sobrou do céu… o la lá

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s