Futebol Pai e Filho


‘O Futebol’ é premiado documentário em que pai e filho tentam reatar laços

Filme foi vencedor do festival de documentários É Tudo Verdade 2016.
Muitas das cenas se passam dentro do carro, com câmera filmando nucas.

Da Reuters

'O Futebol', é dirigido por Sergio Oksman (Foto: Divulgação)‘O Futebol’ é dirigido por Sergio Oksman (Foto: Divulgação)

Grande vencedor da edição de 2016 do festival de documentários É Tudo Verdade, encerrado no último final de semana, “O Futebol” marca um retorno temático ao Brasil do premiado documentarista Sergio Oksman, radicado há 20 anos na Espanha. Ao centro, estão seu pai, Simão, e o próprio diretor, numa tentativa de reatar os laços, pois não se veem há duas décadas.

O longa começa com um breve reencontro num dia chuvoso e a promessa de que assistirão juntos à Copa de 2014. Sergio, que mora em Madri, vem para o Brasil especialmente para acompanhar o evento com o pai. Mas, ao mesmo tempo, o entorno revela um país mais melancólico do que em outras Copas.

Simão e Sergio se encontram durante os jogos, que servem como um pretexto para compartilharem momentos juntos. Muitas das cenas se passam dentro do carro, com uma câmera fixa no banco de trás filmando suas nucas. Suas conversas vão do corriqueiro aos traumas do passado e dificuldades do presente. O futebol, aparentemente o único assunto em comum, torna-se um mediador e combustível das conversas, mas o passado sempre reaparece.

É no carro que diálogos reveladores se dão. São sempre curtos e começam de forma pouco direta. Sergio tenta entender as razões do pai ter deixado a família décadas atrás. Simão não parece muito interessado quando assistem à antiga filmagem de seu casamento.

Enquanto filma o pai e suas interações com ele, o diretor também investiga a capacidade e as contenções do gênero. Em certo momento, num bar, Simão pergunta a Sergio se já pode acabar as filmagens. “Está bom. Posso ir embora?”, diz. O quanto então, realmente, estamos vendo de Sergio e seu pai? O quanto há do filtro do documentário? É nessa dicotomia da forma que o longa pode revelar o momento do Brasil.

Andando pelas ruas de São Paulo, em plena Copa no Brasil, Sergio estranha a apatia, a falta de decoração, o baixo entusiasmo. Era (e ainda é) um momento histórico estranho. A melancolia deste documentário cristaliza em si aquela de um país que pouco acreditava em sua seleção, e de um jogo político que começava a ganhar corpo. O fatal 7 x 1, presente, é claro, no filme, é um evento simbólico importante não apenas para a trajetória de Simão e Sergio, como também para a atuação na Copa, mas para toda uma nação. E parece ressoar até hoje.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

 

fonte:http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2016/04/o-futebol-e-premiado-documentario-em-que-pai-e-filho-tentam-reatar-lacos.html

Por que levar seu filho para jogar futebol?

Veja quais princípios este, e outros esportes, podem ensinar ao seu filho:

Criança-Jogando-Futebol

Que o futebol é alegria da meninada a gente sabe e, claro, com razão, já que eles se divertem, brincam com os amiguinhos, fazem exercício e também se cansam, o que faz eles capotarem na cama à noite sem reclamar que querem ficar acordados para ver desenho. E sabemos que é assim com os demais esportes, também. Mas, futebol, como paixão nacional, gera uma influência ainda maior, inclusive por ser a profissão que muitos dos pequenos dizem querer seguir quando crescerem. E em épocas de copa do mundo, em que o futebol está tão em evidência, é uma ótima oportunidade para seu filho começar a aprender ainda mais com o que o esporte tem a ensinar.

Você pode não ter se dado conta, mas a prática de esporte pode fazer muito por seus filhos. Confira e matricule já a molecada na escolinha!

1-Ensina a ter espírito de equipe: durante a partida, a criança aprende que precisa dos outros para ganhar, que é necessário considerar os demais e que a harmonia do grupo é essencial para a vitória. Os melhores jogadores podem até salvar a partida, mas sozinhos não fariam jogo.

2-Respeitar os demais: é a educação mais básica que existe e é essencial em um jogo de futebol. Quando a criança aprende o peso de suas ações durante uma partida e a respeitar o adversário, incorpora este aprendizado ao conjunto de valores que orientam suas ações no dia a dia. Ou seja, aprenderá também a respeitar o colega de classe, o vizinho etc.

3-Aceitar as regras do jogo: assim como a vida é cheia de regras, o futebol também. Em vários momentos, essas regras são impostas por uma decisão do árbitro – que, como qualquer ser humano, pode errar de vez em quando. Aprender a aceitar regras, respeitar hierarquias e funções, saber jogar limpo, são valores necessários dentro e fora de campo e tem um valor inestimável para a formação do caráter. Se a criança aprende isso com a prática do futebol, cria-se uma tendência para que ela aceite melhor esses momentos fora de campo, e saiba lidar com as regras que a vida, a sociedade, a escola, os pais, o futuro emprego, etc, impõem.

4-Desenvolver sua resistência: em qualquer grupo, seja de adultos ou de crianças, sempre existem aqueles fortes e valentes, e os mais passivos, que se desesperam com a menor falha. O jogo de futebol é uma boa oportunidade de desenvolver a resistência do corpo e da mente. Afinal, a partida dura 90 minutos. Durante esse tempo, os jogadores têm de aprender a superar o cansaço e dar o melhor de si. Como na escola, e mais tarde na vida, eles precisam aprender a ir até o fim. Se perdem, não tem problema: o essencial é ter tentado ao máximo.

5-Admitir o fracasso: não é fácil perder, não é fácil reconhecer que o outro é melhor, principalmente na sociedade em que vivemos hoje, onde existe cobrança em ser o melhor e a competição é estimulada desde cedo. Mas lidar com as frustrações que surgem ao perder uma partida, por exemplo, ensina a criança a ser humilde, além de ser um estímulo positivo para que ela queira melhorar.

fonte:http://saudefortaleza.com.br/por-que-levar-seu-filho-para-jogar-futebol/

 

Andresa quer namorar um jogar de futebol que ganhe muito dinheiro e pague pensão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s