Macaco narigudo


Macaco narigudo

Os macacos-narigudos (Nasalis larvatus) são uma espécie nativa das florestas tropicais do Bornéu, no Oceano Índico. Estes mamíferos apresentam uma pelagem acastanhado, podendo chegar a ter 60-70 cm de altura e pesar cerca de 23 kg (as fêmeas apenas chegam a pesar metade deste valor). São uma espécie muito arbórea e só se encontram no solo, quando estão à procura de comida. O seu habitat é rodeado de pântanos, rios e mangais.

São os primatas mais capacitados e adaptados para a natação, graças às membranas que se encontram entre os dedos das suas mãos e pés. Normalmente, eles fazem queda livre entrando de barriga dentro da água. Os adultos apresentam uma velocidade aquática superior até à dos crocodilos, que são um dos seus predadores principais.

O nariz proeminente dos macacos-narigudos.

O nariz proeminente dos macacos-narigudos.

Cada macho dominante compõe o seu próprio hárem, com 2-7 fêmeas e as suas crias. Estes bandos normalmente reunem-se perto da  margem para dormir. Os cientistas acreditam que a característica que os torna interessantes, o tamanho enorme do nariz, se deve à criação de uma câmara de eco que amplifica a grito do macaco, que impressiona fêmeas e intimida machos riváis. Assim, os macacos-narigudos, utilizam os seus narizes para atrair companheiras. Graças ao nariz, também podem fazer todo o tipo de vocalizações de forma a comunicarem.

Como outras espécies de primatas, os macacos-narigudos também acasalam sem fins procriativos. As crias normalmente nascem durante a noite ou ao amanhecer.

Uma fêmea com uma cria ao colo.

Uma fêmea com uma cria ao colo.

Encontram-se entre as maiores espécies de macacos da Ásia. Os macacos-narigudos adulto apresentam uma pelagem acastanhada que torna-se vermelha perto da cabeça e ombros e cinzenta, nas pernas, braços e cauda. Apenas os machos apresentam um nariz saliente.

O macaco-narigudo é omnívoro e alimentam-se de insetos, folhas, sementes e frutos verdes. Possuem estômagos complexos recorrendo à flora intestinal para que haja digestão. Como tal, eles apenas podem comer frutos verdes, pois os açúcares de frutos maduros vão ser fermentados pelas bactérias podendo causar inchaço do estômago fatal.

Par de macacos-narigudos.

Par de macacos-narigudos.

Infelizmente, os habitats do macaco-narigudo estão a ser destruidos, pois as florestas tropicais fornecem madeira e espaço para novas casas e plantações de óleo de palma. A destruição das árvores obriga os macacos a descerem para o solo e realizarem viagens mais longas em busca de alimento. Isto aumenta o risco de encontrarem-se com predadores terrestres como jaguares e índegenas que apreciam a carne deste primata.

Atualmente são considerados uma espécie protegida, sendo proíbida a sua caça ou captura, devido à queda abrupta dos números das suas populações.

O macaco-narigudo, cientificamente chamado de Nasalis larvattus, é um primata que tem como peculiaridade o próprio nariz. O membro avantajado chama a atenção de qualquer pessoa atraída pela espécie.

259

Comumente encontrado em Bornéu, o primata possui seu grande diferencial principalmente nos machos da espécie. Segundo os biólogos, tal característica funciona como atrativo na hora do acasalamento. Além disso, durante estes períodos os bichos emitem um som diferente, tendo o próprio nariz como instrumento.

Segundo algumas crenças na Indonésia, a espécie possui a missão de iluminar os caminhos da humanidade. Eles dariam exemplos de caráter e amor aos seus semelhantes, além da iluminação espiritual.

Fonte: National Geographic, Wikipedia

 

fonte:http://www.gadoo.com.br/entretenimento/conheca-o-macaco-narigudo-da-indonesia/

                    
 
Os macacos machos desta espécie têm um grande nariz de onde veio seu nome, o nariz grande é usado para atrair as fêmeas, e podem atingir até 7 cm, as fêmeas também tem nariz grande em relação com os outro macacos porem não tão grande quanto os dos machos. O nariz também serve como um sinal de alerta, quando o animal fica agitado seu nariz se enche de sangue, fazer chamadas de alerta fica mais alto e mais intenso.
Os machos são muito maiores que as fêmeas, pesando até 24 kg e chegando a 72 cm de comprimento, com uma cauda de até 75 cm de comprimento. As fêmeas são de até 60 cm de comprimento, pesando até 12 kg Esta diferença grande dimorfismo sexual é maior do que em qualquer outro primata. 
 
A cor do Macaco-narigudo é principalmente castanho-avermelhada, com membros acinzentados. Os filhotes narigudos Monkeys têm uma cara azul, pele escura e um nariz de tamanho relativamente normal ao nascer. À medida que envelhecem, as mudanças de coloração da pele e do nariz cresce. Os machos adultos têm um nariz grande e carnudo que pende sobre a boca, mas a fêmea Macaco-narigudo não tem um nariz tão grande, em comparação com o masculino.
 
O macaco-narigudo vive nas florestas de Bornéu baixa elevação dos manguezais, brejos e matas ciliares da planície. A maioria é encontrado no Parque Nacional Sentarum Danau . Vive em pequenos grupos de 10 a 32 animais. A participação no grupo é muito flexível, e os animais são conhecidos por mudar de grupo para grupo com bastante freqüência.
Também é um nadador eficiente, muitas vezes nadam de ilha para ilha, e foi apanhada por barcos de pesca em mar aberto a uma milha da costa. Enquanto o macaco usa uma postura ereta, com as fêmeas carregando bebês em seu quadril. Tropas foram filmadas continuar a andar eretos, em fila única, percorrendo as trilhas da floresta quando elas surgem na terra, o único mamífero não-humano, com exceção dos gibões e pango Lins gigantes, conhecidos por usar esta forma de locomoção para qualquer período de tempo.
 
O macaco narigudo geralmente vive em um harém, que compreende um macho adulto, várias fêmeas e seus filhotes.
Ele também tem uma grande barriga, resultado de sua dieta. Seu sistema digestivo é dividido em compartimentos, com bactérias que digerem celulose e neutralizam as toxinas de certas folhas. Isso permite que o macaco comer folhas e permanecem no dossel da floresta. O conteúdo de seu estômago pesa cerca de um quarto de todo o seu corpo. Um efeito colateral do sistema digestivo é o único que é incapaz de digerir a fruta madura. A dieta consiste principalmente de sementes, folhas, brotos de mangue e de frutos verdes.
 
Este macaco esta em ameaça de extinção então esta espécie esta protegida por lei na região de Bornéu, na Malásia, esta espécie está protegida por uma série de leis, incluindo: Protecção Wildlife Act (lei federal), Wildlife Protection Portaria 1998 (Capítulo 26) e Wildlife Conservation Promulgação de 1997 (Lei Estadual Sabah).
 
                                               

fonte:http://www.manjadetudo.com.br/dicas.php?dica=558

CLASSE DOS MAMÍFEROS – 1
ORDEM PRIMATAS – 1
FAMÍLIA CERCOPITHECIDAE – 1
GÊNERO NASALIS – 1



ESPÉCIE: Macaco-narigudo (Nasalis larvatus) – Wurmb, 1787 [EN].
              O macaco-narigudo (Nasalis larvatus) ou Macaco-de-nariz-comprido, conhecido como abekantan em malaio, possui um marrom-avermelhado arbóreomacaco do Velho Mundo que éendêmico do sudeste asiático ilha de Bornéu. Ele pertence ao monotípicos do gênero Nasalis, embora o langur porco-tailedtradicionalmente também foram incluídas neste gênero. Ainda é um tratamento preferido por alguns.
              O macaco também atende pelo nome malaio monyet belanda (“macaco holandês”), ou mesmo orango belanda (“holandês”), como indonésios observou que os holandesescolonizadores muitas vezes tinham barrigas igualmente grandes e narizes.
Esta espécie de macaco é facilmente identificável por causa de seu nariz anormalmente grande.

  O Macaco-narigudo (Nasalis larvatus) é um macaco da família cercopithecidae, endêmica de Bornéu. Tais animais habitam omangue e seu nome popular deriva do fato dos machos possuírem um nariz longo e flexível. Correm o risco de serem extintos, e os machos dessa raça, na época de acasalamento, emitem um som usando seu nariz como instrumento.

Descrição física
              O macaco-narigudo é uma espécie de grande porte, sendo uma das espécies de macaco nativo maior da Ásia. Somente omacaco tibetano e alguns dos langures cinzapode rivalizar com o seu tamanho.dimorfismo sexualé pronunciado na espécie. Os machos têm um comprimento cabeça-corpo de 66 a 76,2 cm e normalmente pesam de 16 a 22,5 kg, com um peso máximo de 30 kg conhecido. As Fêmeas medem entre 53,3 a 62 cm de cabeça e corpo de comprimento e pesam 7 a 12 kg, com uma massa máxima conhecida de 15 kg. que aumentaria ainda mais o dimorfismo é o nariz grande ou tromba do macho, que pode exceder 10 cm de comprimento, e pendura inferior da boca. No entanto, o nariz da mulher ainda é bastante grande para um primata. O macaco-narigudo tem um revestimento quase tempo.
              A pele na parte de trás é laranja brilhante, do marrom avermelhado, marrom amarelado ou vermelho-tijolo. O lombo é cinza claro, amarelado ou acinzentado a luz laranja. O rosto é laranja-rosa. O macho tem um pênis vermelho com um escroto preto. Ambos os sexos têm abaulamento estômagos que dão os macacos que se assemelha a uma barriga. Muitos dos dedos dos macacos são palmados.
Comportamento Social
              A tromba dos macacos que geralmente vivem em grupos compostos por um macho adulto, algumas fêmeas adultas e sua prole. por machos grupos também podem existir. Alguns indivíduos são solitários, em sua maioria machos. Os grupos de macacos vivem em intervalos sobrepostos ao território, com territorialidade pouca, em uma sociedade fissão-fusão, com grupos de coleta em locais como dormir a noite cai. Existem bandas que surgem quando grupos se reúnem e deslizamento separados. Grupos se reúnem durante o dia e viajar juntos, mas apenas indivíduos noivo e jogar com os de seu próprio grupo. Um macho grupos consistem de 9-19 indivíduos, enquanto as bandas podem consistir de até 60 indivíduos. Um-macho grupos geralmente compostas de três a 12 indivíduos, mas pode conter mais. Agressão grave é incomum entre macacos, mas menor agressão não ocorrem normalmente.
              Em geral, os membros das mesmas bandas são bastante tolerantes uns dos outros. A hierarquia de dominância linear entre as mulheres. Os machos de uma masculinos grupos podem ficar em seus grupos de seis a oito anos. Substituições nos machos residentes parecem ocorrer sem agressão grave. Ao chegar à idade adulta, os machos deixam seus grupos natais e participar de todos os homens grupos. As fêmeas também às vezes deixam seus grupos natais, talvez para evitar o infanticídio ou endogamia, reduzir a competição por comida, ou elevação do seu estatuto social.
Reprodução
              As fêmeas atingem a maturidade sexual aos cinco anos de idade. Elas experimentam certo inchaço sexual, que envolve os órgãos genitais se tornando rosa ou avermelhada. Em um dos locais, em grande parte acasalamentos ocorrem entre fevereiro e novembro, enquanto os nascimentos ocorrem entre março e maio. A Cópulas tendem a durar de meio um minuto. O macho irá agarrar a fêmea pelos tornozelos ou torso e montá-la por trás. Ambos os sexos irão encorajar o acasalamento, mas não são sempre bem sucedido. Quando solicitar, ambos os sexos vai fazer beicinho rostos. Além disso, os machos e as fêmeas vocalizam, às vezes, vai apresentar seus traseiros. Os pares de acasalamento são, por vezes, assediado por sub-adultos.
              O macaco-narigudo também podem participar na montagem sem finalidade reprodutiva, como o brincalhão e do mesmo sexo de montagem. A gestação, geralmente duram de 166 a 200 dias ou um pouco mais. As Fêmeas tendem a dar à luz durante a noite ou no início da manhã. As mães, então, comem a placenta e lambe seus bebês deixando-os limpos. Os jovens começam a comer alimentos sólidos, seis semanas depois e, são desmamados aos sete meses de idade.
              O nariz de um jovem do sexo masculino cresce lentamente até atingir a idade adulta. A mãe vai permitir que os outros membros de seu grupo segure seu bebê. Quando um macho residente em um grupo de um macho é substituído, os filhotes tornam em risco de infanticídio.
Comunicação
              A Tromba (nariz) destes macacos são conhecidos para tornar as vocalizações diferentes. Ao comunicar o status do grupo, os machos emitem buzinadas. Eles tem um ronco especial emitido para os bebês, que também é usado para segurança. Os machos também irá produzir as chamadas de alarme para sinalizar o perigo. Ambos os sexos dão chamadas de ameaças, mas cada um são diferentes. Além disso, as fêmeas e os indivíduos imaturos irá emitir os chamados “femininos” chamadas quando irritado. Roncos, rugidos e grunhidos são feitos durante baixa intensidade encontros agonísticos. Exibe Nonvocal incluem saltando de filiais-tremendo, nu-dentes ameaças de boca aberta e ereção em machos, feitos nas mesmas situações.
Ecologia
              O macaco-narigudo é endêmico da a ilha de Bornéu e pode ser encontrado em todos os três países que dividem a ilha: Brunei, Indonésia e Malásia. Ele é mais comum em áreas costeiras e rios. Esta espécie é restritas a ambientes de várzea que podem enfrentar marés. Favorece dipterocarp, mangue e florestas ribeirinha. Ele também pode ser encontrado em florestas pantanosas raquíticas, plantações de borracha, florestas de montanha de calcário,Nypa pântanos, Nibong brejos, pântanos e florestas altas, florestas tropicais de saúde e penhascos íngremes. Esta espécie costuma ficar, pelo menos, um quilômetro a partir de uma fonte de água. É talvez o mais aquático dos primatas e é um nadador excelente, capaz de mergulhar até 20 metros de distância debaixo d’água. Sabe-se para nadar em rios. Além disso, o macaco-narigudo é em grande parte, arbórea e move com quatro as patas e por saltos. É conhecido a pular galhos e descer na água.
Alimentação e atividades
              Como folivore sazonal e frugívoro, o macaco-narigudo come principalmente frutas e folhas. Ele também come flores, sementes e insetos, em menor grau. Pelo menos 55 espécies diferentes de plantas são consumidos “, com uma acentuada preferência por Eugenia sp.,Ganua motleyana e Lophopetalum javanicum“. As folhas jovens têm preferência sobre folhas maduras e frutos verdes são preferidos sobre a fruta madura. Sendo um comedor sazonal, o macaco-narigudo come principalmente frutas de janeiro a maio e, principalmente, deixa de junho a dezembro. Grupos costumam dormir nas árvores adjacentes. Macacos tendem a dormir perto de rios, se eles estão próximos. Tromba macacos vai começar o dia de forrageamento e depois descansar mais para o interior. Atividades diárias dos macacos Proboscis consistem de descansar, viajar, alimentar e manter vigilantes. Ocasionalmente, eles mastigam sua ruminação para permitir a digestão mais eficiente e ingestão de alimentos. Como a noite se aproxima, os macacos a mover para trás, perto do rio e forragem novamente. Predadores do macaco-narigudo incluem crocodilos, leopardos, águias, lagartos e jibóias. Macacos vão atravessar rios em estreita ou cruzar arboreally se possível. Isto pode servir como evitar predadores.
Estado de Conservação
              O macaco-narigudo é avaliada como Em Perigo na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas e listadas no Apêndice I da CITES. Sua população total diminuiu em mais de 50% nos 36-40 anos, para 2008, devido à contínua perda de habitat e caça em algumas áreas. A população é fragmentada: as maiores populações remanescentes são encontrados emKalimantan, há muito menos em Sarawak, Brunei e Sabah. O macaco-narigudo é protegido por lei em todas as regiões do Bornéu. Na Malásia, é protegido por uma série de leis, incluindo a Lei de Proteção da Vida Selvagem (lei federal), a Portaria Proteção da Vida Selvagem 1998 (Capítulo 26) e Promulgação Conservação da Vida Selvagem 1997 (Sabah lei estadual).
              O macaco-narigudo pode ser encontrado em 16 áreas protegidas:
Fotos: 21.

Macaco narigudo na sua forma humana.

Cquote1.png Que nariz grande você tem Cquote2.png
Chapeuzinho Vermelho sobre macaco narigudo
Cquote1.png Isso que acontece quando se mente muito para os outros Cquote2.png
Pinóquio sobre macaco narigudo
Cquote1.png Eu tenho medo dele Cquote2.png
Gatinho sobre macaco narigudo
Cquote1.png Vou economizar dinheiro para fazer uma cirurgia estética Cquote2.png
Macaco narigudo fazendo planos para diminuir seu nariz
Cquote1.png Imagino quanto catarro deve ter aí dentro Cquote2.png

fonte: http://desciclopedia.org/wiki/Macaco-narigudo

Algumas pessoas deviam ter um nariz assim, de contar tantas mentiras a respeito do ex-marido ao filho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s