Abelhas e zangões

Anthophila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaAbelha
Bees Collecting Pollen 2004-08-14.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Superfamília: Apoidea
(sem classif.) Anthophila
Famílias
Andrenidae
Anthophoridae
Apidae
Colletidae
Ctenoplectridae
Halictidae
Heterogynaidae
Megachilidae
Melittidae
Oxaeidae
Sphecidae
Stenotritidae

Abelhas são insectos voadores, conhecidos pelo seu

papel na polinização. Pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupoAnthophila, e são aparentados das vespas e formigas.

O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera, própolis,geleia real e veneno (Apitoxina). As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão. A maioria destas pertence à tribo Meliponini.

Biologia da 

A abelha-rainha e as operárias.

Os indivíduos adultos se alimentam geralmente de néctar e são os mais importantes agentes de polinização. As abelhas polinizam flores de cores monótonas, escuras e pardacentas (todos os tipos de flores).

Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel. A maioria das abelhas transporta uma carga eletrostática, que ajuda-as na aderência ao pólen.

As abelhas têm cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois olhos compostos, maiores, na parte frontal.

Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera.

Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. Se nascem duas ou mais rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que sobre apenas uma rainha. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias.[3]

Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A principal missão dos machos é fecundar a rainha. O zangão também tem a função de proteger a colmeia de outros insetos que possam ameaçá-la. Apesar de não possuir ferrão, as suas presas servem para atacar outros insetos que tentem invadir a colmeia, como vespas ou formigas. A rainha voa o mais que pode e é fecundada pelo macho que conseguir ir até ela, esse voo se chama: voo nupcial. Depois de cumprirem essa missão em particular, eles não são mais aceitos na colmeia. No fim do verão, ou quando há pouco mel na colmeia, as operárias caem.

Anatomia

Anatomia esquemática de uma abelha-rainha.

Legenda (imagem ao lado)
1 Língua (ou Probóscide)
2 Orifício do tubo excretor da glândula da mandíbula posterior
3 Mandíbula inferior
4 Mandíbula superior
5 Lábio superior
6 Lábio inferior
7 Glândula da mandíbula frontal (glândula mandibular)
8 Glândula da mandíbula posterior
9 Abertura da boca
10 Glândula da faringe
11 Cérebro
12 Ocelos
13 Glândulas de salivares
14 Músculos torácicos
15 Postfragma
16 Asa frontal
17 Asa posterior
18 Coração
19 Estigmas
20 Saco aéreo
21 Intestino médio (intestino quiloso, estômago)
22 Válvulas cardíacas
23 Intestino delgado
24 Tubos de Malpighi
25 Glândulas rectais
26 Bolsa de excrementos
27 Ânus
28 Canal do ferrão
29 Bolsa de veneno
30 Glândulas de veneno
31 Arcos do canal do ferrão
32 Pequena glândula
33 Vesícula seminal
34 Glândulas ceríferas
35 Gânglios abdominais
36 Tubo da válvula
37 Intestino intermédio
38 Copa (entrada do estômago)
39 Bolsa do mel (bucho)
40 Aorta
41 Tubo digestivo
42 Cordão neuronal
43 Palpe labia
44 Metatarso

Pernas

A abelha, como todo o inseto, tem três pares de pernas. Utiliza o primeiro para limpar as antenas, protegendo-as da poeira. O segundo serve de apoio para o seu corpo, e o terceiro par, chamado de patas coletoras, serve para mover pólen. Na tuba das patas coletoras fica o lavatório para o óleo: corbícula, espécie de pote. Ainda no terceiro par, fica o “escorpião”, com o qual a abelha recolhe o pólen e, trocando as patas, deposita-o com o centro na corbícula direita e, com a direita na corbícula central.

Língua

A língua, ou lígula move-se num canal formado pelas maxilas e os palpos labiais, terminando num tufo de pelos que, como uma esponja, absorve o néctar da flor.

Mandíbula e maxilar

São órgãos responsáveis por amassar as escamas de cera que a abelha expele do abdômen, utilizadas depois para construir os favos. Têm também a função de abrir as anteras das flores para extrair o pólen, varrer a colmeia e mutilar os inimigos.

Antenas

Órgãos do olfato e do tato são extremamente sensíveis. As abelhas, farejando com as antenas na escuridão, são capazes de construir favos perfeitamente geométricos.[4]

Ferrão

O ferrão serve para injetar toxina (apitoxina) no corpo do inimigo. Somente as operárias o utilizam para defesa ou ataques. A rainha possui uma espécie de ferrão que é utilizado para manipular os ovos na postura ou duelar com outra rainha, e os zangões não possuem ferrão. A operária, ao ferroar um humano, deixa o ferrão na vítima, pois o mesmo é disposto de pequenos espinhos no sentido oposto, como se fossem uma seta, daí ficar preso à pele. E junto ao ferrão, fica o intestino da operária, que com sua perda morrerá em seguida.

Abdômen e tórax

São os órgãos que contém os aparelhos: digestivo (tubo faringiano, o esôfago e o estômago ou papo); o circulatório e o respiratório (o sangue é incolor e circula com as contrações do coração, pela aorta e pelo vaso dorsal. Há ainda os estigmas – orifícios por onde respiram os insetos.); o aparelho de reprodução masculino (os órgãos sexuais masculinos terminam na face dorsal do penúltimo anel da crosta) e o feminino (um par de ovários, um oviduto e um receptáculo seminal).

Órgãos da visão

Os olhos compostos são dois grandes olhos localizados na parte lateral da cabeça. São formados por estruturas menores denominadas omatídeos, cujo número varia de acordo com a casta, sendo bem mais numerosos nos zangões do que em operárias e rainhas (Dade, 1994). Possuem função de percepção de luz, cores e movimentos. As abelhas não conseguem perceber a cor vermelha, mas podem perceber ultravioleta, azul-violeta, azul, verde, amarelo e laranja (Nogueira Couto & Couto, 2002). Os olhos compostos – um de cada lado da cabeça de superfície hexagonal, permite uma visão panorâmica dos objetos afastados, aumentando-os 60 vezes.

Os olhos simples ou ocelos são estruturas menores, em número de três, localizadas na região frontal da cabeça formando um triângulo. Não formam imagens. Têm como função detectar a intensidade luminosa.

Asas

As asas são formadas por duas membranas superpostas, reforçadas por nervuras ramificadas. Os pares de trás são menores e munidos de ganchinhos, com os quais a abelha, durante o voo, prende as duas asas formando uma só.

Sistema de defesa

Homem vítima de ferroada no lábio superior.

A abelha operária (ou obreira), preocupada com sua própria sobrevivência e encarregada da proteção da colmeia como um todo, tem um ferrão na parte traseira para ataque em situações de suposto perigo. Esse ferrão tem pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana.

Quando uma abelha se sente ameaçada, ela utiliza o ferrão no animal que estiver por perto. Depois de dar a ferroada, ela tenta escapar e, por causa das farpas, a parte posterior do abdômen onde se localiza o ferrão na maioria das vezes fica presa na pele do animal e, em alguns casos, a abelha perde uma parte do intestino, morrendo logo em seguida. Já ao picar insetos, a abelha muitas vezes consegue retirar as farpas da vítima e ainda sobreviver.

Os órgãos prejudicados das abelhas em caso de o ferrão ficar preso na vitima e levar órgãos juntos variam de intestino até o coração.

A ferroada da abelha no ser humano é muito dolorosa, e a sensação instantânea é semelhante a de levar um choque de alta voltagem. Seu ferrão é unido a um sistema venenoso que faz com que a pele da vítima inche levemente na região (cerca de 2 cm ao redor), podendo ficar avermelhada, dolorida e coçando por até dois dias.

Apesar disso, o veneno (baseado em Apitoxina) não causa maiores danos. Esse veneno é produzido por uma glândula de secreção ácida e outra de secreção alcalina embutidas dentro do abdômen da abelha operária. O veneno, em concentração visível, é semitransparente, de sabor amargo e com um forte odor. Pode ser usado eventualmente com valor terapêutico e tem alguns efeitos positivos na região em que foi injetado. O veneno pode ser também um perigo grave ou mortal em grande quantidade para quem é alérgico à sua composição.

O “veneno” da abelha é cumulativo, ou seja, depois de entrar no organismo da vítima, não mais é retirado. Levar ferroadas esporadicamente não trará prejuízos, mas pode ser um perigo para quem trabalha em apicultura, pois a apitoxina causa problemas nas articulações, quando alcança um maior volume no organismo.[carece de fontes]

A vida das abelhas

As abelhas são insetos que vivem em sociedades homeotípicas (com distinção de funções dentro da sociedade). Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geleia real, cera e própolis, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis. Essas abelhas são originalmente do Polo Norte, porém com o Aquecimento Global se mudaram para o Polo Sul. Consequentemente,com essa longa travessia algumas acabaram se espalhado pelo mundo.

Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colmeia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha e cerca de 400 zangões.

Abelha-rainha

A abelha rainha é personagem central e mais importante da sociedade. Seu tamanho é quase duas vezes maior do que o das operárias, e sua única função do ponto de vista biológico é a postura de ovos e manter a ordem na colmeia usando feromônios que só ela possui. Única fêmea com capacidade de reprodução, a rainha nasce de um ovo fecundado, e é criada numa célula especial – diferente dos alvéolos hexagonais que formam os favos – uma cápsula denominada realeira, na qual é alimentada pelas operárias com a geleia real, produto riquíssimo em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais. A geleia real é o alimento único e exclusivo da abelha-rainha, durante toda sua vida. A partir do nono dia, ela já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões. Caso apareça outra rainha na colmeia, ambas lutarão até que uma delas morra.

No entanto, um estudo recente demonstra que as abelhas do Cabo na África do sul são capazes de realizar uma reprodução assexuada, nesse caso as abelhas operárias produzem ovos fecundados com seu próprio DNA.

São parentes das vespas e formigas.

abelha vista por dentro - vista dos órgãos internos de uma abelha

As abelhas e outros insetos, quando visitam as flores a procura de néctar, polinizam as flores.
O pólen das anteras masculinas da flor gruda no corpo da abelha e passa para o estigma feminino da próxima flor que a abelha visitar.
As abelhas são as grandes responsáveis pela maior parte da polinização.

As abelhas e as vespas pertencem à ordem dos insetos himenópteros.
A mais comum é a Apis mellifera (abelha comum) que pode polinizar até 40.000 flores por dia.

Funções de cada abelha numa colmeia

Numa colônia de abelhas existem três classes: rainhas, zangões e operárias.

Os zangões são bem maiores que as operárias, e são as abelhas-macho.
Os zangões são gerados de ovos não fecundados.

As operárias, menores, são fêmeas estéreis, não botam ovos.

As rainhas são as fêmeas férteis e são muito maiores do que todas as outras abelhas da colmeia.
Geralmente cada colmeia tem apenas uma rainha, mas pelo menos uma espécie de abelha brasileira apresenta duas ou três rainhas convivendo juntas.
A rainha acasala com os zangões, e passa grande parte do seu tempo pondo ovos – mais ou menos dois mil ovos por dia.

Se a abelha vai ser uma operária, uma rainha ou um zangão, depende de ela ter nascido de um ovo fecundado, do que ela comeu enquanto era larva e do tamanho de suas células.

A vida das operárias

colméia de abelhas vista por dentro

Da grande maioria dos ovos virão as operárias, e podem ser 60 mil operárias em uma colônia. Elas nascem depois de 21 dias.
Só são “bebês” por alguns dias, e nesses dias recebem comida das operárias adultas.

Depois do quarto dia as larvas do zangão e da operária são alimentadas com pólen, mas as escolhidas para serem rainhas ficam em células maiores e são criadas só com geléia real.

Em alguns dias, começam a limpar as células vazias e a prepará-las para os novos ovos. Já não são mais “bebês”. Depois de cinco ou seis dias, suas glândulas da boca amadurecem para que elas consigam alimentar a rainha e as larvas recém-chocadas nas células com geléia real.

Depois de doze dias, as glândulas produtoras de cera da operária começam a funcionar, e ela passa a construir células novas.

ovos de abelhas nos alvéolos

Para produzir cera, a operária se alimenta de mel.
As operárias fabricam cera em pequenos flocos, em glândulas que ficam na parte de baixo de seu abdomen.
Além disso, as operárias também transformam néctar em mel.

As operárias de 18 a 20 dias servem de guardas dentro da colmeia.

Com três semanas de idade começam a sair para buscar néctar e orientam as outras para prepararem as áreas de alimentação para sua volta.

A maioria das abelhas operárias morre com cerca de seis semanas de idade, o zangão na maioria dos casos morre logo após a fecundação, mas a rainha pode chegar a viver até os cinco anos.

Zangão

Para o zangão o acasalamento é fatal, pois ele perde seu órgão genital dentro da rainha. Funciona como um tampão para que só o seu esperma fecunde a rainha.

As antenas de machos e fêmeas são um pouquinho diferentes, conforme a espécie eles podem ter mais ou menos artículos.

Esta foto mostra abelhas acasalando

No Brasil

As famílias de abelhas mais comuns no Brasil são:
Colletidae, Andrenidae, Halictidae, Megachilidae, Anthophoridae e Apidae.

abelha sobre favos cheinhos de mel

As abelhas visitam as flores para colher o néctar e o pólen.

Na maioria das espécies, as larvas alimentam-se de uma massa de pólen.

Algumas espécies de abelhas colhem o pólen apenas de um tipo de flor, mas outras colhem de qualquer tipo de planta com flor.

Existem abelhas que vivem como “invasoras” de ninhos de outras abelhas, são parecidas com uma vespa, com poucos pelos e sem aparelho para transporte de pólen.

Os maxilares e o lábio das abelhas formam uma estrutura parecida com uma língua, por onde o elas sugam o néctar. Essa língua é comprida pra elas poderem alcançar o néctar de flores que tenham corolas profundas.
A estrutura da língua é diferente em diferentes tipos de abelhas e isso pode ser usado para a classificação.

A maioria das plantas apresenta polinização cruzada (o pólen de uma flor precisa ser levado para o estigma de outra).
A polinização cruzada é realizada pelo vento por insetos e algumas aves pequenas (como o beija-flor).

Muitos donos de pomar têm também colmeias artificiais de abelhas (aquelas caixas que os criadores de abelha usam) para ajudar na polinização e obter um rendimento muito maior de frutas no pomar.

Favo de mel

O mel é uma delícia, e muitos animais atacam a colmeia para se alimentar dele.

Para alguns povos (como algumas tribos do Tibet, por exemplo) o mel é considerado seu alimento principal e mais nutritivo.

Na antiguidade o mel era conhecido como “alimento dos deuses”.

Com toda essa procura pelo mel, a criação de abelhas virou um ótimo negócio.

Abelhas construindo um favo de mel

As flores mandam sinais para pássaros e abelhas

A luz ultravioleta é invisível aos olhos do homem, mas é bem visível para as abelhas.

Isso é um modo da flor atrair as abelhas, e assim facilitar a polinização.

As abelhas dependem das flores para se alimentar, e as flores dependem das abelhas para carregar o pólen de uma flor a outra para que elas se reproduzam.

Esta foto mostra bem a língua da abelha, que ela usa para se alimentar

A gravidade indica direção

Uma abelha pode sentir a direção correta pelos pêlos do pescoço. Quando a abelha está reta eles ficam nivelados com a cabeça.

À medida que a abelha inclina o corpo, a força da gravidade faz esses pelos penderem mais para um lado.
Funciona mais ou menos como um cabelão comprido e pesado em uma pessoa…se inclinar o corpo, a força da gravidade sempre puxará o cabelo para baixo.

rainha já fecundadaRainha das abelhas, ao centro

Família Colletidae

Estas abelhas possuem a língua mais curta.
A família é dividida em três subfamílias, Colletinae, Diphaglossinae e Hylaeinae.

Os Colletinae cavam tocas no chão para fazer os ninhos e revestem sua toca com uma cera fininha e transparente.
Não são muito grandes nem muito pequenas e são peludas.

Os Hylaeinae são abelhas pequenas, pretas, com poucos pelos, com marcas amarelas na cabeça. lembram vespas.
Estas abelhas fazem o ninho em buracos e fendas, em caules de plantas ou em buracos no chão.

abelha da família colletidae, em sua tocaabelha entrando em sua toca

Abelhas Cortadeiras

Abelhas que enrolam os ovos em folhas

A abelha cortadeira forra seu ninho com folhas.
abelha cortadeira começando a forrar o ninho

A fêmea corta um pedaço de uma folha, e carrega entre as pernas até o ninho, que pode ser um buraco numa árvore.

A abelha cortadeira forra o ninho com o pedaços de folha, e enche com pólen e néctar, e bota um ovo, que é fecundado com esperma armazenado do acasalamento.
Depois ela fecha como um pacotinho, com mais um pedaço de folha e cola com secreções de sua boca.

A abelha cortadeira faz uns 15 desses pacotinhos. Os fecundados nascem fêmeas e os não fecundados nascem machos.

A diferença mais fácil de ver nessa abelha é a presença de bolsas de pólen na barriga.

É tudo meio automático, instintivo….   Ela precisa de uma folha de um certo tamanho e formato, então acha a folha, recorta e leva para o ninho. Nunca junta um pedaço já cortado que “encaixe” nas suas necessidades, mesmo que seja exatamente do tamanho que ela quer, ela não pega…prefere cortar um novo.

Substâncias que Compõem o veneno das abelhas

No veneno das abelhas tem: Fosfolipase A2, hialuronidase, fosfase ácida, melitina, apamina, peptídeo MCD, cardioprep.

Apicultura

roupa protetora apropriada para cuidar de abelhas

Há milhares de anos o homem cria abelhas em colmeias artificiais, para se colher o mel armazenado ou facilitar a polinização de suas plantas.

A cera e a geléia real (comida de abelhas rainhas) também são muito apreciados.

Alguns índios já faziam meliponicultura quando o Brasil foi descoberto.

Há algum tempo alguns criadores têm investido na criação de abelhas brasileiras, sem ferrão.

A produção de mel das abelhas brasileiras é bem menor, mas elas podem polinizar plantas específicas que necessitam de uma certa vibração que as abelhas “importadas” não conseguem fazer.

apicultura

Abelhas Européias

Foram trazidas para o Brasil em 1839.

Também é chamada de abelha-alemã, abelha-comum, abelha-doméstica, abelha-europa e oropa.

abelha colhendo pólem

abelha pousada em uma flor colorida

Comida para uma rainha

Quase todas as larvas de abelhas europeias tornam-se operárias mas, se a rainha ficar fraca, morrer, ou for embora, as operárias preparam vários alvéolos reais.

A primeira rainha a nascer abre os outros alvéolos e mata as outras candidatas a rainha,  isso garante que apenas a mais forte sobreviva.

As larvas das rainhas são alimentadas exclusivamente com geléia real enriquecido com mais açúcar e mais secreções. Isso estimula a larva a comer mais. As candidatas à rainha recebem alimentação mais frequente.

Esta dieta especial faz com que as candidatas à rainha desenvolvam grandes ovários.

A principal diferença entre vespas e abelhas pode ser  a alimentação das larvas.

As larvas de abelhas são, na grande maioria, alimentadas com pólem.
As larvas das vespas são alimentadas com proteína animal.

Hymenópteros

A classe dos hymenópteros abrange abelhas, vespas, formigas e algumas espécies de moscas.

Na grande maioria são animais que possuem 2 pares de asas transparentes (ou já possuíram em outra época da evolução).

Classe dos hymenópteros, suas características as principais espécies.

Abelhas de orquídeas

Embora não pareçam com as abelhas tradicionais, são também abelhas…

As abelhas de orquídeas são metálicas brilhantes, de cores vivas, e vivem em áreas tropicais.
Possuem a língua mais longa e têm esporões apicais nas tíbias posteriores (espinhos nas pernas traseiras).
Não possuem um lobo jugal nas asas posteriores e o escutelo é projetado para trás sobre o metassoma.

Tem este nome porque os machos são atraídos para orquídeas e são muito importantes para sua polinização.
Os machos não se alimentam de pólen e as orquídeas não produzem néctar.
As fêmeas não são atraídas para orquídeas.

abelha de orquídeasabelhas de orquídeas

Abelhinha Iraí

Nannotrigona testaceicornis, também conhecida como camuengo, jataí do preto ou mombuca.

São abelhinhas minúsculas que não tem ferrão, assim como a jataí.

A foto mostra a entrada do ninho, mas dentro ele é bem maior.

Insetos fotografados por mim, no Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos – Rio de Janeiro.

Para conhecer mais a fundo as abelhas sem ferrão brasileiras, consulte o Guia ilustrado das abelhas sem ferrão.

Também muito interessante é visitar os projetos da FAPESP sobre insetos polinizadores.

abelhinha iraí, sem ferrão

abelhinha Iraí

Abelhas “abutres”

Se alimentam de carniça por isso são chamadas de abutres.
É um tipo de abelha tropical sem ferrão, é conhecido por complementar sua dieta de pólen e néctar com carniça.

Para se alimentarem da carcaça, algumas operárias formam um círculo e fazem um pequeno orifício na pele do animal morto.
Depois, outras operárias entram e vão mastigando a carne, as abelhas digerem parcialmente a carne com a saliva.
Voltam para o ninho e  vomitam a carne para as outras abelhas.

100 abelhas podem deixar um sapo morto só no esqueleto em 3 h, se forem mil abelhas em 3 horas elas detonam o cadáver de um animal maior, como um macaco.

Abelhas se comunicam dançando

Um feromônio, liberado por uma abelha foi procurar alimento e encontrou, faz outras abelhas se reunirem para obter informações sobre a fonte do alimento.

Uma boa parte destas informações é transmitida durante uma dança.

A linguagem da dança é um pouquinho diferente em cada espécie de abelha. Os significados abaixo descritos aplicam-se a algumas espécies de origem européia:

Quando o alimento está a menos de 20 metros do ninho, a abelha faz uma dança circular, fazendo um círculo quase completo, alternando entre o sentido horário e o anti-horário. Isso indica que a fonte está próxima.

A quantidade de alimentos é indicada pela duração e força da dança e o cheiro liberado pela abelha “bailarina” informa que tipo de alimento foi encontrado.

Quando o alimento está a mais de 80 metros de distância, ela faz uma dança em formato de um número 8, alternando semicírculos para a esquerda e para a direita, e a abelha balança vigorosamente o abdomen de um lado para o outro enquanto anda para a frente.

A distância aproximada de onde foi encontrado o alimento é indicada pelpelo número de oitos na dança e de execuções da dança.

A direção do alimento é indicada pelo ângulo entre a direção da parte reta (no meio do oito) e a direção vertical para cima.
Representa o ângulo entre a fonte de alimento e o azimute do sol, que corresponde à coordenada solar no horizonte.

A dança ocorre dentro de um ninho quase escuro.

Ao lado um vídeo do Instituto de Saúde e Psicologia Animal, que mostra esta dança, e uma experiência feita com uma falsa abelha.

Aos 0:12 segundos  do vídeo o inseto que está sobre a flor não é uma abelha e sim uma mosca mimetizando uma abelha. Dá pra ver um par de asas e as antenas aristadas (obrigada Ricardo ).

Nas fotos seguintes, uma abelha recolhe o suco que ficou nas paredes do copo de plástico.

É interessante ver a língua da abelha em funcionamento, e algumas das fotos mostram outros detalhes da abelha, que quando a gente vê elas assim, num copo, nem dá pra reparar.

Eu achei muito bonitinha a patinha da abelha, delicada.

Quando a gente olha mais de longe, não dá pra ver a parte mais fininha das patas da abelha.

abelha sugando suco de uva em copo plástico

lingua da abelha

repare nas patinhas da abelha...

No vídeo da pra ver o suco sumindo, enquanto as abelhas lambem.

Galeria de Imagens

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anthophila

fonte:http://www.ninha.bio.br/biologia/abelhas.html

abelhas